• Consultor André Rocha

Analytics 4: Tudo sobre o GA4, suas mudanças e possibilidades

O Analytics 4 não é de fato uma novidade, mas sim uma atualização do chamado App + Web do Google Analytics, que está no mercado desde 2019. Esta mudança de nome chegou para disseminar a sua utilização, já que qualquer tipo de empresa pode utiliza-lo, sem precisar de um aplicativo. Mas qual o motivo? Quais os reais diferenciais desta nova versão e porque sua empresa deve adotá-lo ?



Foco na Jornada de Compra do usuário

O diferencial é o acompanhamento total da jornada de um usuário. No antigo Analytics, os dados eram coletados e baseados por sessão de usuários, onde perdíamos informações relevantes de acompanhamento entre dispositivos, controle de dados e muitos outros. Além de que, se você tivesse um aplicativo, você deveria utilizar um Analytics diferente (Firebase), onde as informações de sites e de aplicativos não eram cruzados e analisados como um, quebrando a jornada do usuário.

Google Analytics 4 traz uma nova forma de acompanhamento, mais preciso do que nunca.

O Analytics 4 foi desenvolvido para englobar todos os usuários, seja apenas dados de um site ou aplicativo, ou até mesmo empresas que possuem os dois tipos, reunindo informação em um único lugar.

Os profissionais de marketing não perderão as interações dos usuários de múltiplas plataformas e conseguirão analisar melhor todas as trajetórias de seus usuários

Como a jornada do usuário é complexa (veja um conteúdo completo sobre a complexidade do comportamento online aqui) e multiplataforma, esta nova geração do Analytics 4 veio para possibilitar mensurar dados através de dispositivos e plataformas, permitindo escalabilidade dos negócios, proporcionando dados mais completos e precisos.

O Google Analytics 4 conseguirá acompanhar melhor o usuário em toda a sua trajetória. Fonte: searchengineland.com



Machine Learning mais inteligente


Mais aprimorado e completo, ele ajudará fornecendo previsões mais precisas.

Com o Analytics 4, sua empresa conseguirá prever dados como receita potencial de um segmento e até calcular o Churn (A taxa de rotatividade dentro do seu modelo de negócios). Quanto mais dados ele coletar, mais "itens" desbloqueados para análise e maior precisão nos resultados.

Com a Lei Geral de Proteção de Dados, o Google Ads teve de se adequar como nunca atendendo a esta realidade, que deixará espaços em branco na jornada do usuário por conta da ausência de cookies, o que será sanado ou minimizado com o Machine Learning do Google Analytics 4.


Com esta maior precisão e previsão, o Google Analytics 4 é capaz de "simplificar" a jornada de compra do usuário, unificando pontos de contato do usuário, desconsiderando interações duplicadas das pessoas em diferentes dispositivos e plataformas. Assim, os profissionais de marketing terão maior percepção de toda a jornada do usuário até a conversão.

“A norma é que teremos um conjunto misto de dados: teremos dados de eventos, mas não necessariamente um identificador de usuário associado a eles. Teremos lacunas nos dados e isso será verdade para todos os provedores de medição ", disse Ketchum, gerente de produto de grupo, Google Analytics

Os novos insights e previsões que chegam ao Google Analytics 4 também alertam automaticamente os profissionais de marketing sobre várias tendências de dados/mercado, como o aumento da demanda por um produto.

Exemplo de métricas preditivas. Fonte: searchengineland.com



Relatórios com base no Ciclo de Vida do Cliente


A organização dos relatórios é uma das maiores diferenças entre o Analytics 4 e o Universal Analytics.

“Reorganizamos todos os relatórios que estavam na versão beta do App + Web, adicionamos algumas adições e agora estão organizados em torno do ciclo de vida do cliente '”, disse Russell Ketchum, gerente de produto de grupo, Google Analytics.

Com esta nova visão, os profissionais de marketing conseguirão aprofundar suas análises nos aspectos específicos da jornada do cliente, entendendo por exemplo, quais canais estão gerando novos clientes, e em seguida, usar os relatórios de engajamento e retenção para entender quais ações podem potencializar as conversões, avaliando quais ações são mais comuns antes do momento de uma nova conversão.




Rastreamento de Eventos simplificado


Sem utilizar códigos, os profissionais conseguem rastrear e medir ações no local e no aplicativo, em tempo real. Eventos como uma rolagem de página ou play em um vídeo, sem necessidade de instalar códigos específicos via TAG MANAGER ou programador.


Já no Universal Analytics, o rastreamento de eventos requer processamento adicional que inclui latência, e os dados normalmente não estão disponíveis até o dia seguinte.

Multiplataforma, dados mais inteligentes, previsões e muito mais. Esse é o futuro do Machine Learning


Como começar com o Google Analytics 4?


Todas as empresas podem desfrutar da inteligência do Google Analytics 4, independente de seu setor, processo de venda ou tamanho. Desde um Ecommerce à um negócio local, a inteligência e suas métricas se adaptam à realidade da empresa.

Você pode tanto instalar uma nova propriedade que já seja Google Analytics 4 ou até mesmo fazer um upgrade do Analytics atual, reinstalando uma nova tag.


Coleta e Processamento de Dados: diferente do Universal Analytics que utiliza um modelo baseado em sessões, o Analytics 4 é mais inteligente, agrupando as interações dos usuários dentro de um período de tempo específico, utilizando eventos como base, processando cada interação dos usuários como um evento autônomo.

Ao coletar dados à partir dos eventos, o GA4 passa a ser mais flexível, capaz de entender e parametrizar as interações de forma mais rápida. Mensure, por exemplo:

  • Envolvimento e conversões em qualquer plataforma

  • Instalações de aplicativos

  • Cliques e pageviews

  • Conversões em vendas e previsões de crescimento

  • Muito, mas muito mais mesmo.

Você também poderá integrar pontos de vendas físicos, máquinas, quiosques, etc. O Analytics 4 permite que você atualize estes parâmetros e comece a mapea-los.


Eventos Automáticos: No Analytics 4, os eventos mais básicos já são acompanhados pela plataforma, de forma automática, sem que o profissional de marketing tenha que mexer em linhas de códigos ou configurações complexas.


Um exemplo muito interessante é quando o usuário faz uma primeira visita em seu site, que será registrado um evento (first_visit). Quer coletar mais eventos? O GA4 possui esta funcionalidade, basta ativar o recurso de medição aprimorada, permitindo coletar mais eventos automaticamente, como:

  • Pageviews

  • Scholls (rolagens de página)

  • Links Externos

  • Buscas

  • Download

  • Visualizações em vídeos


Mais confiável, assim esperamos!


Como ele identifica o usuário em diferentes dispositivos e plataformas, os dados são mais completos e relevantes. Esta identificação é baseada em 3 formas:

  • ID do usuário

  • Sinais do Google (usuários logados nos produtos Google que aceitaram compartilhar suas informações)

  • Dispositivo (ID)

Com estes dados, é capaz que os profissionais de marketing tenham respostas para questões como a quantidade de usuários únicos, independente do dispositivo; qual a plataforma contribui mais para as conversões [...].


Compreender a eficácia das suas campanhas também é um grande passo, entendendo, por exemplo, quantos usuários começaram em seu aplicativo e depois visitaram sua loja virtual para fazer uma compra.


Vale a pena o upgrade?


Com certeza sim!

O Analytics 4 é um grande salto na direção certa ao futuro de análise e performance. Com o peso ainda maior na jornada de compra de cada usuário, ampliando as possibilidades de acompanhamentos e cruzamentos de dados com o Machine Learning, levará os negócios online e locais para outro patamar.


Com um aperfeiçoamento do estudo do ciclo de vida do cliente e integrações com ferramentas externas, é possível prever, quantificar e parametrizar escala de crescimento como nunca se viu.


Comece a utilizar !!!


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CRISTINA BOTELHO

Especialista em Atendimento e Operações B2B e B2C  🎯

Entende as necessidades das empresas e fomenta estratégias eficazes. Responsável pelo primeiro contato com novos clientes por mapear os objetivos e criar levantamentos de possibilidades no universo Google. 

ANDRÉ ROCHA 

Consultor Google Ads 🚀 | Foco em Vendas Complexas (B2B) 🎯 | Palestrante

Especialista em Marketing, com MBA em Marketing Digital, GBA em Neuromarketing, Pós Graduação em Finanças e Investimentos e outras vertentes mercadológicas.

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