• Consultor André Rocha

5 Maneiras do seu Ecommerce crescer em tempos da crise do COVID-19



As empresas foram atingidas por um meteoro chamado COVID-19, sem aviso prévio. Estamos enfrentando um grande problema econômico, onde lojas físicas foram fechadas e por isso a forma de venda repensada em todos os setores. É um momento de tensão, mas também de reinventar maneiras de sobreviver a essa crise. Algumas empresas conseguiram se destacar neste processo, por conta da mudança que a necessidade do momento impõe no comportamento do consumidor.

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As pessoas estão consumindo em lojas online, WhatsApp, Aplicativos... Tudo isso por conta da quarentena. Neste momento, os Ecommerces se destacam. Segundo o Ecommerce Brasil, algumas áreas de consumo chegaram a +643,05% de crescimento.


Trazendo este panorama para a minha realidade, vários clientes de Ecommerces mantiveram seu fluxo de vendas normalmente ou aumentaram seus faturamentos consideravelmente. Veja o exemplo a seguir, de um cliente na área de Construção:

Aqui o número de conversões subiram com um aumento de 30% no faturamento que a média dos mesmos períodos anteriores. Isto levando em conta apenas as campanhas em Google Ads.

A previsão é de um aumento de 50% no faturamento total da loja em Abril.

Agora, independente do Google Ads e suas otimizações, o que o pequeno e médio Ecommerce pode fazer de imediato para aumentar as possibilidades de conversão em suas lojas? Irei dar 5 dicas que podem ajudar sua empresas a crescer neste momento.


5 Maneiras do seu Ecommerce crescer



01 - Aumente o Ticket Médio da sua loja.


Aumentar o valor de cada compra em seu site é uma forma eficiente de crescer o faturamento do seu ecommerce com o mesmo investimento. Criar Combos especiais ou Kits com Descontos é uma estratégia válida para este momento. O consumidor quer comprar com desconto e isto aumentará sua taxa de conversão e de quebra, aumenta seu Retorno sobre Investimento (ROI).

02 - Ofereça vantagens para quem já é seu cliente


Aproveite a base de pessoas que já conhecem a sua marca e que já compraram os seus produtos, ofereça descontos especiais para esta base de clientes. A possibilidade de recompra é grande.


Utilize Emails, Mensagens, Remarketing do Google, WhatsApp... Comunique-se com quem já confia em você. O Google pode ajudar muito neste processo.


03 - Reavalie o poder de conversão dos seus produtos.


Em seu Ecommerce, sempre terão os produtos com alta conversão x ROAs positivo. Estes produtos "carros-chefes" podem não possuir o mesmo potencial de antes da crise. Repense as estratégias de investimentos para estes produtos, levando em conta o comportamento de compra e prioridade de cada categoria na vida do consumidor no cenário da pandemia.

04 - Seu fornecedor pode ajudar!


Crie campanhas em conjunto com seu fornecedor neste momento delicado. Ele pode ajudar desde concedendo descontos especiais para que você consiga repassar esta diferença ao consumidor e aumentar suas vendas para aquele produto ou marca especifica, quanto ajudando a subsidiar parte do investimento para captação de clientes. Em ambos os casos, tanto o Ecommerce quanto o fornecedor sairão ganhando, pois manterão ou aumentarão seu fluxo de vendas.

05 - Repense sua Logistica de entrega.


A velocidade será um dos principais aliados neste processo. Quanto mais rápido for a entrega, maiores chances de conversão, principalmente setores como farmácias e supermercados. Faça parcerias com empresas de logísticas, crie entrega rápida ao redor de seus pontos de distribuição, trabalhe com transportadoras locais/estaduais... facilite e otimize ao máximo o processo e velocidade.

O segredo é trabalhar de maneira eficiente os pequenos pontos de melhora, onde a soma destas mudanças farão uma grande diferença no todo.

Neste momento, será preciso um esforço maior dos empresários para crescer, mas não é impossível. A hora de agir é agora. Além das melhorias citadas acima, há vários outros fatores determinantes para conversão, como produtos, preço, entrega, plataforma, investimentos em captação e muitos outros; que devem ser observados de perto no dia a dia.

Destaco também que para um Ecommerce performar, precisa ter investimentos constantes para captação de usuários, onde o Google Ads é uma das principais ferramentas para isso. A conversão é uma soma de usuários qualificados + quantidade. Sem um fluxo consistente de potenciais consumidores, as conversões não acontecerão.


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CRISTINA BOTELHO

Especialista em Atendimento e Operações B2B e B2C  🎯

Entende as necessidades das empresas e fomenta estratégias eficazes. Responsável pelo primeiro contato com novos clientes por mapear os objetivos e criar levantamentos de possibilidades no universo Google. 

ANDRÉ ROCHA 

Consultor Google Ads 🚀 | Foco em Vendas Complexas (B2B) 🎯 | Palestrante

Especialista em Marketing, com MBA em Marketing Digital, GBA em Neuromarketing, Pós Graduação em Finanças e Investimentos e outras vertentes mercadológicas.

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