BLACK FRIDAY
TORNE ESTA DATA UMA OPORTUNIDADE
DE VENDAS PARA SEU E-COMMERCE.
A Black Friday é o maior evento de E-commerce do Brasil, que acontece em novembro.
Além de movimentar bilhões todos os anos, ele mudou a forma como o consumidor busca, analisa e compra um produto. Entender comportamento, além de números e promoções, é a chave para o sucesso de sua loja online no Black Friday 2019.
Antes de avançarmos com estratégias e Google Ads, primeiro vamos entender um pouco melhor os números deste evento.

MERCADO
DA BLACK E SUA IMPORTÂNCIA NO BRASIL
A BLACK FRIDAY se consolidou como a segunda data mais importante do varejo e a principal data de vendas do e-commerce no país.
Segundo o eBit e Provokers, praticamente 100% dos usuários conhecem o evento e 70% já compraram algum produto na BF.
23%
de crescimento em 2018
R$ 2,6 bilhões
de vendas no e-commerce em 2018

Black Friday - tão importante quanto para o comércio eletrônico, é também para o comércio físico e prestadores de serviço, que devem adotar a ideia para ampliar suas vendas.
PARA
TODOS
MAIOR
TICKET MÉDIO
Em 2010, primeiro ano da Black Friday no Brasil, o Ticket Médio de consumo foi de R$450 por pessoa. Em 2018, o Ticket Médio registrado chegou em R$608 por pessoa, um aumento de 35%.
CONSUMIDOR CONFIANTE
A cada ano que passa, o consumidor se torna mais confiante e seguro sobre comprar na BF. Aguarda ofertas reais em seus produtos preferidos. Uma pesquisa do Google, em parceria com a Provokers, revela que os consumidores acreditam que as promoções se estendam durante toda a semana da Black Friday.
INTENSÃO DE
COMPRA NA BF
EM % DE CONSUMIDORES
Dos entrevistados na pesquisa do Google, 25% estão interessados em comprar em ambos os canais, online e offiline, contra 7% do ano anterior. Ou seja, um aumento de intensão de consumo multicanal muito expressivo e crescente.

Black Friday, Black Week, Black November [...]
O usuário estendeu sua forma de consumir, ampliando suas possibilidades e acompanhando suas marcas por um tempo maior. É muito mais oportunidade de vendas para as lojas físicas e online.
DIA, SEMANA, MÊS
A JORNADA DE COMPRA NA
BLACK FRIDAY
GERANDO
OPORTUNIDADES
Esta trajetória de consumo acontece muito antes do dia 29 de Novembro, se iniciando no dia do cliente, por exemplo. Funciona como um "esquenta", onde as empresas testam descontos, processos de vendas, banners, produtos específicos, departamentos com maior potencial [...]
Veja na timeline a seguir, exemplos de oportunidades criadas no universo digital:

"
a Black é uma potencia de consumo
que se extende por várias semanas
"
ANDRÉ ROCHA
Especialista em Marketing, com MBA em Marketing Digital, GBA em Neuromarketing.
BLACK FRIDAY
ONLINE / OFFLINE
TODAS AS OPORTUNIDADES
Sua empresa, seja varejo, prestador de serviços, E-commerce, Loja física [...], pode aproveitar deste fluxo positivo de consumo para aumentar suas vendas, desenvolvendo estratégias mais completas que acompanhem a jornada de compra do consumidor do maior evento online do Brasil.
Comece agora !
ESTRATÉGIAS
COMO VENDER MAIS NA BLACK FRIDAY
EM SUA LOJA VIRTUAL
Para aproveitar ao máximo e otimizar as suas vendas, sua loja precisa ter uma estratégia sólida e estruturada para aproveitar todas as etapas da jornada de compra do consumidor da Black Friday.
Iremos citar as principais ações que você pode criar para aumentar suas conversões no E-commerce.
QUEM CONHECE SUA LOJA ONLINE
01
Utilize sua base de leads para mantê-los informados sobre as ofertas da Black Friday.
E-mail Marketing, Mensagem de Texto, Remarketing com Google Ads, Vídeos no Youtube e Redes Sociais, utilize todas as possibilidades.
O Remarketing em Display e Remarketing no YouTube do Google Ads pode ajudar você a alcançar este público que já entrou em sua loja.
Defina os canais para conversar com o seu público, com cronograma bem estruturado de alcance e frequência, com ofertas matadoras que se intensificam conforme a aproximação da BF. Lembre-se que o usuário é multicanal, ou seja, não se limite apenas a redes sociais, email marketing ou Google Ads. Junte estas ferramentas e ganhe mais força!
Utilize a Pesquisa, Display e YouTube com o Google Ads para alcançar seus usuários em vários momentos
diferentes.
02
CRONOGRAMA
MATADOR
03
TRABALHE COM
ANTECEDÊNCIA
Não deixe para última hora. Conforme falado acima, a jornada de compra do usuário da BF começa muito antes do dia 29 de Novembro. Antecipe promoções específicas, libere descontos para sua base de clientes existentes e aumente seu faturamento.
Entregue ofertas para aqueles usuários que não converteram ao longo do tempo com o Remarekting do Google Ads. Assim, a potencialidade de conversão será maior.
"
Empresas estrategicamente mais maduras se movimentam e começam suas ações antecipadamente, maximizando sua conversão presente e futura.
"
ANDRÉ ROCHA
Especialista em Marketing, com MBA em Marketing Digital, GBA em Neuromarketing.

As empresas lembram os usuários antecipadamente. Principalmente aqueles que já possuem algum tipo de conexão com a marca. Neste exemplo, a Madeira Madeira alcançou o usuário com um Remarketing de Rede Social. Mas poderia ser com Remarketing no YouTube, em sites como UOL, ou até mesmo por mensagem ou E-mail Marketing.
COMECE ANTES
E MAXIMIZE
SEUS RESULTADOS

CRIE
EXPECTATIVA :)
Deixe claro para seus usuários que a Black Friday está chegando e que sua loja online estará com ofertas imperdíveis.
Lembre-o durante toda a jornada, até que ele esteja preparado para a conversão.
ATENÇÃO !
TRABALHE COM DESCONTOS REAIS. NADA DE DESCONTOS ABAIXO DE 10%. O USUÁRIO ESPERA REALMENTE COMPRAR COM GRANDE VANTAGEM, POR ISSO ELE ESPERA POR TANTO TEMPO.


GOOGLE ADS
COMO O GOOGLE ADS AJUDA O E-COMMERCE
NA BLACK FRIDAY?
As ferramentas do Google Ads são essenciais para qualquer loja virtual. São várias estratégias utilizadas que se conectam para acompanhar a jornada de compra do consumidor e maximizar as conversões.
O Google Ads traz possibilidades de crescimento e previsibilidade para seu E-commerce.

Se você possui um E-commerce, claramente conhece o potencial do Google Ads. Sem ele, sua loja virtual provavelmente não se sustentará ou não terá escalabilidade. Levando isso em consideração, pense sempre estrategicamente e utilize as ferramentas Google Ads da melhor forma.
OTIMIZE SUAS CAMPANHAS
► Crie campanhas específicas por departamentos de sua loja, grupos de produtos ou até mesmo produtos específicos. Levando em conta sua competitividade de preço perante o mercado.
► Trabalhe com orçamentos específicos para cada departamento, por exemplo, considerando o potencial de conversão x competitividade x ROAS desejado.
► Trabalhe com um remarketing mais intenso no período da Black Friday. Conforme se aproximar da data oficial, intensifique ainda mais a entrega.
► Crie perfis de afinidade personalizada, assim poderá ampliar seu público potencial. Mas cuidado, pois aqui precisará de uma excelente segmentação para que seu orçamento não seja desperdiçado.
NÃO É MÁGICA.
PARA CONVERTER, PRECISA DE ESTRATÉGIA.
Apenas as ferramentas do Google Ads ou qualquer outro processo de captação não bastam, se não houver estratégias eficientes e um percepção para mudanças rápidas e precisas.
É um trabalho duro, que necessita de tempo, paciência, percepção, ação e principalmente conhecimento nas ferramentas.
BOA SORTE E EXCELENTES VENDAS!
SEJA NOSSO
CASE DE
SUCESSO!
OTIMIZE AS VENDAS DO SEU E-COMMERCE DE FORMA EFICIENTE, COM ESTRATÉGIAS MATADORAS. CONHEÇA COMO: